Características de caixas e fontes de alimentação

terça-feira, 22 de maio de 2012

Características de caixas 


A caixa do computador é o esqueleto metálico que protege os seus diferentes componentes internos. As caixas têm além disso outras utilidades como o isolamento sonoro ou a protecção contra as radiações electromagnéticas. Assim, existem normas a fim de garantir um nível de protecção conforme ao regulamento em vigor.

Os elementos principais para a escolha de uma caixa são a sua forma, as suas dimensões, o número de lugares para leitores, a sua alimentação, a técnica das conexões em fachada e por último o seu design e as suas cores. Assim, se as caixas eram muito parecidas nos inícios do PC, existem hoje caixas de todas as forma. Como tal hoje em dia também existem diversos tipos de caixas Servidores que são um pouco diferentes das caixas para Desktop

Dimensões da caixa

A dimensão da caixa condiciona o número de lugares para os leitores em fachada, bem como o número de lugares para discos duros internamente. Distinguem-se geralmente as categorias seguintes :

  • Grande; 
  • Média; 
  • Mini; 
  • Barebone.

Grande

Trata-se de caixas grandes (60 a 70 cm de altura), possuindo 4 a 6 lugares 5 " 1/4 e 2 ou 3 lugares 3 " 1/2 em fachada, bem como dois ou três lugares 3 " 1/2 internamente.

Media 

Trata-se de caixas médias (40 a 50 cm de altura), possuindo 3 a 4 lugares 5 " 1/4 em fachada e dois lugares 3 " 1/2.

Mini

Trata-se de caixas de pequena dimensão (35 a 40 cm de altura), possuindo geralmente 3 lugares 5 " 1/4 e dois lugares 3 " 1/2 em fachada, bem como dois lugar 3 " 1/2 internamente. 

Barebone 

Trata-se do mais pequeno formato de caixa (10 a 20 cm de altura). A maior parte do tempo o barebone são computadores pré montados que acolhem uma carta mãe que tem um factor de forma reduzido (SFF, pour Small Form Fator). Possuem geralmente uns ou dois lugares 5 " 1/4 e um lugar 3 " 1/2 em fachada, bem como um lugar 3 " 1/2 internamente.

Exemplo

Chassis Nox, desenhado para suportar dois sistemas em simultâneo. Com entrada USB 3.0 na parte inferior. Suporta placas gráficas de grandes dimensões (até 360mm). Incorpora até 10 baías HDD externas.

 



Fonte de alimentação 


A fonte de alimentação recebe corrente alternada da rede eléctrica (que pode ser de 110 ou 220 volts) e transforma-a em corrente contínua para a alimentação dos circuitos internos do computador. Existem fontes com potências de 150 a 300 watts. A fonte de 220 W é a mais utilizada na maioria dos computadores pessoais. Com uma fonte de 220 W podemos alimentar uma placa de CPU, placas de expansão, drives, disco rígido e drive de CD-ROM. Normalmente, este é o tipo de fonte que acompanha os computadores mini tower.As fontes com potência superior a 220 Watts são necessárias em alguns computadores especiais, como servidores de ficheiros de redes locais de computadores. Neste tipo de aplicação, o computador, normalmente, possui vários discos rígidos, unidades de fita magnética e outros dispositivos de armazenamento.

Tipos de fonte de alimentaçao

 As fontes de alimentação são equipamentos responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica aos dispositivos dos computadores. Para isso, convertem corrente alternada (AC - Alternating Current) - grossamente falando, a energia recebida por meio de geradores, como uma hidroelétrica - em corrente contínua (DC - Direct Current), uma tensão apropriada para uso em aparelhos eletrônicos. Assim, a energia que chega nas tomadas da sua casa em 110 V (Volts) ou 220 V é transformada em tensões como 5 V e 12 V.



Potencia das fontes de alimentaçao

O principal problema está no fato de que algumas fontes, principalmente as de baixo custo, nem sempre oferecem toda a potência que é descrita em seu rótulo. Por exemplo, uma fonte de alimentação pode ter em sua descrição 500 W (Watts) de potência, mas em condições normais de uso pode oferecer, no máximo 400 W. Acontece que o fabricante pode ter atingindo a capacidade de 500 W em testes laboratoriais com temperaturas abaixo das que são encontradas dentro do computador ou ter informado esse número com base em cálculos duvidosos, por exemplo. Por isso, no ato da compra, é importante se informar sobre a potência real da fonte.

0 comentários:

Enviar um comentário