Características de Dispositivos de Backup

terça-feira, 5 de junho de 2012

Tape Drive

Provavelmente um dos mais antigos dispositivos de backup, mas continua a ser usado, hoje é a unidade de fita. Principalmente utilizado por médias e grandes empresas da Unidade de Fita permite que grandes quantidades de dados sejam gravadas para uma fita semelhante às fitas velhas que todos nós costumávamos ouvir nas nossas unidades walkmans.


Zip Drive 

O Zip drive é um sistema de disco removível de média capacidade, introduzido pela Iomega em 1994. O Zip Drive foi baseado no sistema Bernoulli Box da própria Iomega; em ambos os sistemas, um jogo de cabeças de read/write montado em actuadores lineares flutuando em cima de um disquete girando rapidamente montado num cartucho robusto. O Zip Drive original teve uma taxa de transferência de dados de cerca de 1 Mb/s e um tempo de busca de 28 milissegundos em média, comparado aos 500 Kbit/s de taxa de transferência de um disquete de 1.4 MB e várias centenas de milissegundo de tempo de busca. O Zip Drive inicial foi introduzido com uma capacidade de 100 megabytes, e logo se tornou um sucesso sendo utilizado para armazenar arquivos maiores que a capacidade de 1.44 MB de disquetes regulares. Com o tempo a Iomega aumentou a capacidade para 250 e depois 750 megabytes, melhorando as velocidades de transferência de dados e o tempo de busca


Jazz Drive

O Jaz Drive foi um disco removível de armazenamento, introduzido pela companhia Iomega em 1995. Este tipo de disco não tem sido mais fabricado. Os Jaz Drive foram originalmente fabricados com 1 GB de capacidade, também havia uma de 540 MB, mas não foi vendida. Isto resultou num disco de 3.5. Jaz Drive é usado apenas no interface SCSI (também usado em IDE mas é raro) . A capacidade mais tarde foi aumentada para 2 GB e em 2002 parou de se fabricar.



Compact Disc 

CD (abreviatura de Compact Disc, "disco compacto" em inglês) é um dos mais populares meios de armazenamento de dados digitais, principalmente de música comercializada e softwares de computador, caso em que o CD recebe o nome de CD-ROM. A tecnologia utilizada nos CD é semelhante à dos DVD.






DVD

DVD (abreviatura de Digital Versatile Disc, em português, Disco Digital Versátil). Contém dados no formato digital, tendo uma maior capacidade de armazenamento que o CD, devido a uma tecnologia óptica superior, além de padrões melhorados de compressão de dados. O DVD foi criado no ano de 1995.








Blu ray

é um formato de disco óptico da nova geração com 12 cm de diâmetro (igual ao CD e ao DVD) para vídeo e áudio de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade. É uma alternativa ao DVD e é capaz de armazenar filmes até 1080p Full HD de até 4 horas sem perdas. Requer uma TV full HD de LCD, plasma ou LED para explorar todo seu potencial.

0 comentários:

Enviar um comentário