Placa Gráfica
Uma placa gráfica é um dispositivo de hardware que permite ao computador enviar imagem para o monitor. Este tipo de placa é introduzido numa entrada na motherboard (placa-mãe). É a partir daqui que o utilizador consegue visualizar qualquer coisa no seu computador. Normalmente esta placa é comprada à parte da motherboard, mas existem motherboards com placa gráfica onboard, ou seja, já “faz parte” da placa-mãe.
Funcionamento
A placa gráfica funciona da seguinte forma: envia pixéis gráficos para um ecrã, bem como um conjunto de manipulação de gráficos simples: Deslocação dos blocos (cursor do rato); Traçado de linhas; Traçado de polígonos. As placas gráficas recentes estão equipadas com processadores especializados no cálculo de cenários gráficos complexos em 3D.
Constituição de uma placa gráfica
Taxa de refrescamento (refresh rate)
Taxa de refrescamento: É o número de frames por segundo geradas no monitor. Hertz (Hz): Unidade de medida da taxa de refrescamento. Efeito de “flickering”: 75 Hz é a taxa de refrescamento mínima recomendável para um monitor CRT. •Evita-se assim o efeito de “flickering”.
Anti-Aliasing
Em todas as placas 3D modernas, este efeito de “suavização” é feito no interior das texturas. Para elementos próximos, a filtragem acaba com os grandes quadriláteros que se formam na imagem. Para elementos situados a médias distâncias, a filtragem acaba com efeitos que fazem rectas e aparecerem como escadas.
DirectX
É um conjunto de funções que permitem aos jogos terem acesso direto ao hardware, possibilitando assim que esses jogos operem de forma extremamente rápida.
OPENGL
O OpenGL é usado para a geração de gráficos 3D em programas para uso profissional, como CAD em geral, mas muitos jogos modernos o estão utilizando, devido à melhor qualidade das suas imagens. O OpenGL tem como prioridade a precisão na representação de imagens, e não a velocidade. Alguns jogos podem operar com OpenGL, mas ficam um pouco lentos. Se a placa de vídeo e o processador forem bastante rápidos, o problema da lentidão é resolvido, e os gráficos são fantásticos. Actualmente a maioria das placas 3D é acompanhada de drivers para Direct3D e OpenGL.
Z-Buffer
Esta função está presente em todos os chips gráficos, mesmo os mais simples. Trata-se de uma área da memória de vídeo que é usada para manter as coordenadas Z (profundidade) dos elementos gráficos que serão apresentados na tela. Essas informações são calculadas e preenchidas pelo processador, que é o responsável por determinar o posicionamento dos polígonos. Com essas informações, o chip gráfico pode realizar diversas funções que dependem da informação de distância do observador. O chip gráfico pode também ajudar o processador na tarefa de determinar quais são os elementos visíveis e quais têm visão obstruída por outros elementos.
CUDA
CUDA™ é uma arquitetura de computação paralela de propósito geral que tira proveito do mecanismo de computação paralela das unidades de processamento gráfico (GPUs) NVIDIA para resolver muitos problemas computacionais complexos em uma fracção do tempo necessário em uma CPU. Ela inclui a arquitectura de conjunto de instruções CUDA ISA (Instruction Set Architecture) e o mecanismo de computação paralela na GPU.
0 comentários:
Enviar um comentário